Baby BMW Forum banner

Código OBD P1338 - Modo de emergência - Erro na transmissão

26K views 11 replies 7 participants last post by  F30beamer  
#1 ·
Olá,

Alguém já se deparou com este problema antes?

F20 116i Sport.

Começou e andou e estava a andar normalmente esta manhã, mas depois de 10 minutos de condução, 'erro na transmissão' apareceu e entrou em modo de segurança. Parou e reiniciou algumas vezes, mas o modo de segurança ainda estava lá. Ligar o motor demora alguns segundos a mais do que o normal. O motor parece estranho e mais áspero do que o normal. Ligou-se um leitor OBDII barato que apresentou o código de erro P1338, que de acordo com o Google significa 'Sensor de Posição da Árvore de Cames Banco 1 Circuito Aberto Ou Curto-Circuito Para Positivo'

Numa nota à parte (e provavelmente sem relação), a marcha lenta tem sido um pouco irregular desde que me lembro - bem, não 'irregular' como tal, mas mais uma ligeira oscilação de vez em quando que pode ser sentida através do volante e da alavanca de mudanças. Mas dois especialistas da BMW disseram-me que isto é normal.

Então, para resumir os sintomas:

-Modo de segurança após 10 minutos de condução
-'Erro na transmissão' permanente
-Demora anormalmente muito tempo para ligar o motor
-Marcha lenta/motor parece áspero
-Código P1338
-Sempre teve uma ligeira oscilação na marcha lenta, mas provavelmente sem relação.

Qualquer ajuda ou conselho seria muito apreciado!

Obrigado,
 
#2 ·
Pode ser uma corrente de distribuição esticada - qualquer coisa acima de 80.000 milhas pode ser um problema. O 116i tem o motor 'Prince' da MINI/PSA (Peugeot Citroen) que é bem conhecido por isso. Tive que fazer um num 207CC com 93.000 milhas. Retirar a tampa da árvore de cames e tentar encaixar as ferramentas de bloqueio da cambota/árvore de cames confirmará se a corrente se esticou o suficiente para desregular a sincronização da árvore de cames.
 
#3 ·
Obrigado GetDownShep.

O meu tem 75 mil milhas.

Será que poderia ser um sensor defeituoso? Youtube ETC. do que encontrei indica sensor ou corrente de distribuição.

A oficina onde o levei disse corrente, mas não parecia totalmente certa e sugeriu que o melhor seria obter uma segunda opinião de um especialista em beemer.

O carro está agora a andar bem sem erro na transmissão ou problema de arranque - é normal só porque os códigos foram limpos?
 
#4 ·
Se você conseguir um leitor de código que possa mostrar dados em tempo real para os sensores da árvore de cames e da cambota, poderá ver se ambos os sensores estão a dar sinais completos e se correspondem como deveriam.

Como teve um erro de circuito aberto da árvore de cames, pode ser que a ECU não saiba quando disparar a faísca. Tenha também em mente que a falha pode estar na fiação, bem como no sensor.
 
owns 2017 BMW M140i F21 Alpine White 8AT
#5 ·
Obrigado pelas respostas até agora.

Falei com alguns mecânicos e eles concordam que aponta para a corrente de distribuição, mas vou obter uma segunda opinião e fazer com que os códigos sejam lidos corretamente e a diagnose seja explicada corretamente.

Se for a corrente de distribuição, estou a ver um orçamento entre £1.200 e £1.500 para substituir. Este é um valor razoável?

Além disso, estou a perguntar-me se alguém sabe se isto pode ser devido a solenóides VANOS defeituosos ou sujos ou algo semelhante? Os sintomas correspondem? Não quero gastar esse tipo de dinheiro para substituir a corrente se se descobrir que está relacionado com o VANOS.

Obrigado
 
#6 ·
Eu esperaria para condenar a corrente até que você tenha analisado mais de perto o erro do sensor. A falha que você informou foi circuito aberto/curto para positivo. Isso indica uma falha no sensor ou na fiação. Se você estivesse tendo problemas com a plausibilidade, isso seria mais provável de apontar para a corrente.
 
owns 2017 BMW M140i F21 Alpine White 8AT
#7 ·
Honestamente, não estou mais perto de encontrar uma solução para isso. O carro tem andado bem desde então (embora eu não o tenha usado muito e certamente não em longas distâncias). Onde estou com isso agora é que tudo o que me dizem é que provavelmente é a corrente de distribuição, e quando sugiro a qualquer oficina que possa ser outra coisa (ou seja, apenas o sensor? Tensor? Solenoide VANOS sujo/preso? etc etc) apenas me dizem que não, sem uma explicação real do porquê não. Agora me dizem que para substituir a corrente de distribuição, também tenho que substituir as engrenagens nos eixos de comando ao mesmo tempo. Os da BMW custam £500 cada. Parece que todo o trabalho vai custar £2.500+... Num 1-series de 2014... E ainda não estou convencido de que outras possibilidades tenham sido descartadas. Ou que realmente haja um problema. Poderia ter sido apenas uma falha aleatória do sensor? Eu não sei. Qualquer pessoa com boas sugestões é muito bem-vinda. Estou chegando ao limite do estresse com isso.
 
#8 ·
Com quantas garagens você falou? Eu também perguntaria especificamente o que eles farão para consertar a falha do circuito aberto como parte da substituição da corrente de distribuição.
 
owns 2017 BMW M140i F21 Alpine White 8AT
#11 ·
Eu tive o mesmo problema que mostrava falha na transmissão intermitentemente, então entrou em modo de segurança, tinha rodado 63.000 km. Depois de falar com várias oficinas e eles apontaram o mesmo problema. Era devido à corrente de distribuição estar esticada. Eu troquei isso, o que me custou perto de £1500. Isso incluiu novos sensores de came, substituição da corrente de distribuição, velas de ignição e serviço. Tem funcionado sem problemas desde então.
 
#12 ·
Tenho os mesmos problemas com o meu 328i F30 de 2012. Meu carro tem 230.000 milhas e acabou de começar a fazer isso. Demora mais para ligar e a luz do motor acende logo depois, me dando o mesmo código. Depois que entro na marcha, meu motor parece áspero e a troca de marchas também é um pouco áspera. O mecânico olhou e trocou os sensores e nada ajudou. Estava pensando que era a corrente de distribuição, mas não tenho certeza de ir por esse caminho. Preciso de ajuda :/